Saúde Sexual, o que é?
- IASI Saúde

- 11 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
A Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu saúde como:
"Um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença".
Assim, quando falamos em saúde sexual, ampliamos a importância desta definição, afinal, todos sabemos o quanto as dificuldades na vida íntima do casal se refletem no cotidiano.
Aprendemos através da doença e não da ausência dela o quanto temos nossos relacionamentos com parceiros, amigos e familiares desgastados, o quanto temos "dias duros" de trabalho, por mais gratificante que seja, o quanto nossa autoestima é desgastada, quando nossa vida sexual encontra-se prejudicada.
Aqui não falamos de quantidade, mas sim da qualidade da mesma. Desta forma, importar-se com a saúde sexual não representa simples detalhe ou futilidade, mas sim algo a levar-se a sério, tanto quanto a hipertensão, o diabetes e outras doenças que mais chamam atenção, porém não são mais importantes.
Quando o homem vai á relação, três coisas ocorrem em conjunto:
Desejo, Ereção e Ejaculação.
Assim, quando uma delas apresenta algum problema, as outras uma hora ou outra também são comprometidas. Fica assim fácil entender que a abordagem deve ser completa e, tão importante quanto corrigir o que no momento aflige o paciente, é evitar que as outras apareçam.
Tudo na vida quanto antes resolvemos, muito menos trabalho nos dá e muito mais nos poupa das consequências negativas.
Vamos daqui para frente esclarecer um pouco mais os três itens acima citados ( Desejo, Ereção e Ejaculação), separando-os para fins de esclarecimento, mas sabendo que serão sempre avaliados em conjunto.

Comentários